O restaurante Sushi Kirimon, localizado em Osaka, fez história ao lançar o sushi mais caro do mundo, um combinado chamado “Kiwami Omakase“, que custa cerca de R$ 12 mil. O recorde foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, em anúncio feito nesta terça-feira, 8.

O “Kiwami Omakase” é uma seleção especial de 20 peças de sushi, cuidadosamente preparadas com métodos e ingredientes locais para destacar a autêntica culinária japonesa. O objetivo é oferecer uma experiência excepcional aos apreciadores de sushi. Em moeda japonesa, o prato sai por 350.000 mil ienes.

Este combinado inclui principalmente nigiri, fatias de peixe cru sobre bolas de arroz, sashimi, que é peixe cru sem arroz, e dois pedaços de maki, rolos de sushi cortados. Para um toque final, uma pitada de folha de ouro é adicionada à apresentação.

Os ingredientes utilizados vêm de várias partes do Japão, garantindo frescor e qualidade. Alguns elementos são importados, como cogumelos matsutake da China, trufas negras da Itália e carne de baleia do Oceano Atlântico Norte.

O tilefish é de Oita, localizado na ilha de Kyushu, no extremo sul do Japão, por exemplo. O camarão botão é da ilha mais ao norte de Hokkaido. Opeixes shinko são de Shizuoka, localizada na costa sul da principal ilha do Japão, Honshu. Os camarões tigre são de Awaji, uma pequena ilha situada entre Honshu e a ilha de Shikoku, e o arroz usado para o nigiri é da prefeitura de Akita, localizada no lado noroeste de Honshu, enquanto o arroz usado nos rolos é uma mistura de arroz Akita e arroz Tsuyahime, da prefeitura de Yamagata.

O Sushi Kirimon orgulha-se de proporcionar uma experiência gastronômica única, que celebra tanto a culinária local quanto a inovação no mundo do sushi.

Confira todos os ingredientes do combinado abaixo:

A seguir, confira os ingredientes do prato:

  1. Peixe branco tilefish e caviar beluga;
  2. Shinko (moela de filhote de peixe shad);
  3. Atum-rabilho do Pacífico;
  4. Salmão chum;
  5. Lula “bigfin” de recife;
  6. Carne de rabo de baleia-sei;
  7. Murasaki uni (ouriço-do-mar roxo);
  8. Bafun uni (ouriço-do-mar verde);
  9. Abalone cozido no vapor;
  10. Fatia de futomaki (‘rolinho grande’) com caranguejo peludo, enguia de congro, ovas de tainha secas, fígado de tamboril, ouriço-do-mar roxo, pepino, cogumelo matsutake, cogumelo shitake, kanpyo, oboro (pasta de camarão esfarelada) e ovo;
  11. Barriga gorda de atum;
  12. Barriga de atum meio gorda;
  13. Corte da parte das costas do atum;
  14. Barriga de atum marmorizada;
  15. Barriga de atum braseada;
  16. Camarão tigre japonês;
  17. Camarão botão e caviar beluga;
  18. Congro;
  19. Enguia do mar e trufa negra;
  20. Caranguejo peludo e caviar beluga.